Sectores da Caif

 

CARNE

 
 
A Carne tem sido o setor em franco crescimento nos números de carcaças abatidas. Com o aumento da procura dos mercados nacionais, a carne de bovino tem crescido em número de abates num bom ritmo e para tal procura-se clientes afim de dar respostas aos animais arrolados na Cooperativa.

Este é o principal setor da CAIF, com maior relevância comercial.
 
 
 
A CAIF tem ao dispor dos seus cooperantes uma Melaria, a qual foi inaugurada, no ano de 2008, sendo certificada no ano de 2012.

A CAIF produz o seu mel a fim de comercializá-lo em conjunto com o mel dos seus cooperantes. A cooperativa também comercializa material apícola. Esta tem promovido diversas formações nos últimos anos com o objetivo de aumentar o n.º de cooperantes e o n.º de colónias na ilha do Faial.

A ilha do Faial conta atualmente com 42 apicultores e com 541 colónias distribuídas por 72 apiários.
 

APICULTURA

 
 

FLORICULTURA

 
 
Esta atividade iniciou-se em 2005, mas as primeiras plantações de Proteas só surgiram em 2006, tendo começado em 2008 a exportação e continuado até à data.

Por toda a ilha já existe um grande número de plantações com o objetivo de produzir para o mercado local, bem como para exportar.

As variedades deste tipo de Flor (proteas) mais produzidas sãoLeucospermum Tango, Leucospermum Veldfire, Protea Cynaroides, Leucadendron Argenteum e Leucospermum High Gold.

Em breve vai-se arrancar com um projeto para a construção de um armazém com o objetivo de armazenar, controlar a qualidade e embalar flores para exportação para a Holanda.